O consumidor atual é muito mais exigente do que há um tempo atrás, e isso se deve à tecnologia, e como ela mudou as nossas vidas. As empresas notaram isso, e a disputa pelos clientes se tornou-se maior, trazendo um cenário no qual o customer engagement é extremamente necessário. Quer saber mais sobre essa estratégia? Então, confira este artigo!
O que é customer engagement?
Em tradução livre, é o engajamento do cliente, um conjunto de estratégias e ferramentas dentro de uma empresa, que têm como objetivo possuir mais informações sobre o seu cliente e melhorar o relacionamento com ele, e também captar novos consumidores. O envolvimento do cliente é o vínculo emocional que existe entre o consumidor e o negócio. Entender o modo como os consumidores pensam é essencial para melhorar as abordagens e fazer com que mais pessoas se tornem engajadas com a marca, e isso é crucial para os resultados positivos de uma empresa. Para isso, é necessário compreender como a clientela se comporta, entenda melhor sobre a jornada do cliente.
O customer engagement propõe a união dos canais de atendimento de uma empresa para uma entrega mais completa aos consumidores, permitindo oferecer produtos e serviços personalizados, e a integração de dados e insights entre os times de marketing, vendas e desenvolvimento de produtos, por exemplo.
Quais são os benefícios dessa estratégia?
- Relacionamento mais próximo entre cliente e empresa
Maior potencial para cultivar bons relacionamentos com os clientes, à medida que a satisfação do público é aumentada com as experiências.
- Ter uma imagem sólida da empresa e a lealdade dos consumidores
A reputação da marca perante o público em geral se torna muito melhor e, então, o cliente é leal à empresa, por causa dos sentimentos positivos em relação à ela. Trata-se da fidelização.
- Os clientes tornam-se seus divulgadores
Clientes fiéis recomendam produtos de uma empresa para pessoas inseridas no círculo social deles. Logo, promovem sua marca, pelo fato de gostar dela, ser bem atendido e ter produtos de qualidade. É muito difícil eles procurarem a concorrência.
Essa estratégia contribui para a experiência do cliente sempre que ele compra com a sua marca, tornando-se cada vez mais um cliente fiel. Saiba aqui como a customer experience influencia nos lucros do seu empreendimento.
Como funciona na prática?
A implantação do customer engagement é um processo diário, e não uma ação feita de repente. É necessário que os líderes e suas equipes compartilhem as informações importantes e movimentem os canais de interação, sejam eles offline ou online, para que todos tenham a mesma sintonia.
Para implementar essa estratégia na sua empresa, eis aqui alguns passos a serem seguidos:
- O marketing e o atendimento da empresa devem priorizar a empatia e valorizar as qualidades do negócio, tornando-o mais humano;
- Invista em todos os canais de atendimento, para que a comunicação seja eficiente e garanta que o cliente sempre encontre aquilo que precisa;
- Após o contato com a empresa, o cliente deve sentir que a marca cumpriu o que prometeu e supriu as necessidades dele;
- Coletar e analisar dados, para compreender o perfil de seus clientes e identificar os pontos fortes e fracos no engajamento.
- Nunca deixe de prestar atenção ao feedback dos clientes, pois isso diz muito sobre a experiência deles com a sua empresa.
Dedicar-se ao customer engagement é investir em um cliente que não se preocupa apenas com o preço, e defende a sua empresa, além de ajudar a captar mais clientes. Melhorar as estratégias da sua empresa também significa mudar a sua mentalidade, por isso você deve saber como ter um mindset inovador.