Apresentação de slide no tablet sobre crescimento de startups no Brasil

Crescimento de startups no Brasil: como está o cenário atual?

A missão de todo empreendedor é encontrar a solução para um problema a partir de ideias inovadoras. O “boom” das startups atraiu cada vez mais a atenção do mercado, com este modelo de negócio de baixo custo e alta potencialidade de crescimento.

As startups estão longe de ser apenas uma fase. Pelo contrário, o país possui aproximadamente 6 mil startups, mas o número pode ser ainda mais expressivo. O total de startups pode estar entre 10 mil a 15 mil, mas muitas ainda estão na fase de ideias, e nem todas possuem um CNPJ. O ecossistema, e o crescimento de startups, vem passando por um amadurecimento muito interessante, e os números estão provando isso.

A educação é o setor com o maior número de startups brasileiras. Foram mapeadas no país 364 startups de educação, e elas estão presentes em 25 dos 26 estados, sendo 8% do total dessas novas empresas. Outros setores de destaque são Varejo, Construção, Serviços Financeiros, Agricultura e Alimentação. Entre as tendências de crescimento foram encontrados o Big Data, Marketplace, Visão Computacional, Biotech, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Internet das Coisas.

O maior número de startups brasileiras está concentrado nos estados de São Paulo (41%), Minas Gerais (12%) e Rio de Janeiro (9,7%), mas há um crescimento do número de cidades de destaque fora desses eixos tradicionais. O panorama atual instiga um motivacional crescimento de startups e serve como combustível para a economia nacional. É sempre importante estar antenado às mudanças do mercado, então saiba aqui como anda o cenário atual de crescimento de startups no Brasil.

O que as startups oferecem?

Jovens adultos trabalhando em coworking

Tanto podem oferecer serviços e produtos diretamente para o consumidor, quanto para outras startups. Quando já estão maduras, elas se sobressaem na oferta de serviços para grandes empresas que terceirizam as atividades relacionadas à inovação, desenvolvimento e pesquisa. Geralmente, as startups costumam atuam em rede e funcionam melhor em ambientes que oferecem condições de desenvolvimento de uma cultura de empreendedorismo inovador. 

Uma grande etapa na trajetória das startups é o modelo de apresentação de ideias, chamado de “pitch”, que tornou-se mais popular por causa do uso feito por elas, podendo ser adotado por empresas de diferentes segmentos e propósitos. Basta preparar um pitch “matador”, que seja capaz de conquistar o interesse de novos clientes e parceiros. Entenda como o pitch ideal funciona, veja aqui!

Para se destacar, é preciso inovar

Mulheres tendo ideias inovadoras

As possibilidades são infinitas, não há uma fórmula mágica para atingir o sucesso, mas fazer pesquisas de público, analisar concorrentes, agir com inovação e ter estratégias de impacto são caminhos certeiros para o sucesso. Compreender novas tendências, aproveitar pontos fortes, buscar novas soluções para o dia a dia, pensar fora da caixa, ser criativo e explorar o que outros consideram estranho, são fatores primordiais para sobreviver no mercado.

Hoje as startups conquistaram um mercado mais consolidado, com importantes pesquisas sobre o ecossistema, evoluindo em discussões sobre uma legislação própria para empreendedores no Brasil (marco legal das startups), e até mesmo se espelhando em modelos internacionais. 

Os empreendedores estão vindo mais preparados, captando mais dinheiro, com equipe mais formada, sem deixar o ego atrapalhar. Essa geração de empresários é a nova cara do capitalismo brasileiro, que tem como base a criatividade, tecnologia e inovação. Ao contrário de empresas tradicionais, que ainda tentam superar a grave crise que assolou o país, o crescimento de startups está a todo vapor, com empresas motivadas e desenvolvendo, cada vez mais, um startup mindset.