Pessoas aplaudindo um elevator pitch

Elevator pitch: o que é e como elaborar uma apresentação de sucesso?

Imagina que você é um dono de um negócio e encontra um grande empresário dentro de um elevador. O que você faz? Comenta sobre o clima, se está fazendo frio, ou decide aproveitar o momento para falar do seu negócio e, quem sabe, arranjar uma parceria? Com o elevator pitch, isto é possível, continue lendo para entender sobre essa técnica.

O que é elevator pitch?

Mulher falando durante reunião de trabalho

Pitch é um termo do inglês que se refere a algo como “carta de vendas”, uma apresentação de um projeto ou uma ideia. Elevator pitch é o tipo mais rápido de pitch, com um tempo bem curto, como um encontro casual em um elevador, com restrições de tempo e de recursos. Geralmente, dura em média 1 minuto. Não é apenas usado por quem quer vender um produto ou serviço, também pode, e deve, ser usado quando você estiver procurando emprego, pois é uma forma eficiente de eliminar discursos longos e ir direto ao ponto. Para saber como é estruturado um pitch ideal, aprenda aqui.

Alguns detalhes podem mudar completamente a forma como os outros enxergam a sua startup, então o melhor é traçar bem a estratégia antes de falar. É muito importante conhecer o interlocutor e praticar essa apresentação, de forma a aproveitar ao máximo o tempo disponível. Manter-se preparado para as diversas situações que podem ocorrer na rotina, ser criativo e sincero, são passos essenciais para ter um ótimo elevator pitch. Mas, também de nada adianta ter o melhor elevator pitch se você não possui o design thinking ideal para a sua empresa prosperar.

Como nasceu essa técnica?

Elevadores representando a história do elevator pitch

Essa expressão veio de um dispositivo de segurança presente nos elevadores, criado por Elisha Otis, para que os cabos de sustentação não arrebentassem facilmente. No dia da apresentação do protótipo, perante uma plateia, Otis criou um verdadeiro espetáculo. Dentro do elevador, o inventor pediu que cortassem a corda que sustentava o elevador e, obviamente, todos entraram em pânico. Mas, tudo ocorreu bem, o dispositivo de segurança foi ativado e o elevador tocou levemente o solo.

A estrutura de um elevator pitch de sucesso

Mulher se sobressaindo em um grupo após fazer um elevator pitch

A apresentação deve reunir informações básicas do que você quer vender, que seriam:

  • Qual é o público-alvo?
  • O que você está vendendo?
  • Quais são as qualidades do seu produto ou serviço?
  • Quais os problemas que ele resolve?
  • Quais são os diferenciais dele no mercado?
  • Como você quer que o cliente entre em contato contigo?

Junte essas informações para estruturar o seu discurso rápido em uma estrutura que siga os seguintes passos:

  • Introdução: explicação muito breve do seu produto ou serviço
  • Problema: o que precisa de solução
  • Solução: como você resolve o tal problema
  • Pedido: o que você espera do ouvinte

Ao montar o seu discurso, se você ainda não tiver um modelo de negócios totalmente estruturado, mostre outros pontos fortes, e não fique de enrolação, vá direto ao ponto! Uma ótima dica é fazer perguntas para manter a conversa, pois elas podem criar outros questionamentos que farão com que o ouvinte fique reflexivo sobre o que você diz. Mas, vá com calma, não trate este momento como se fosse uma venda.

Se por um acaso você receber um “não”, não desista, use isso a seu favor para melhorar seu discurso e continue treinando. Tenha sempre naturalidade e confiança no que está apresentando e dê o seu melhor!

Investir em um elevator pitch pode ser vital para o seu sucesso, assim como manter um mindset empreendedor, veja agora!