A tecnologia influencia drasticamente a forma como nos comunicamos, como vivemos e, também, como nos relacionamos com o mercado. As empresas que não inovam acabam ficando para trás. Na rede varejista, o uso da tecnologia já mostra um dos diferenciais para alcançar o sucesso. Continue lendo para entender mais!
O futuro já é agora
Antigamente, ficávamos pensando no leque de possibilidades que o futuro nos traria. Os níveis de interação dos humanos com as máquinas nos filmes, nos deixavam curiosos sobre como o amanhã poderia ser. Então, o mundo mudou, e hoje vemos como a tecnologia está totalmente inserida em nossas vidas.
Já é entendido que o mercado está voltado para os meios digitais, e aproveitá-los é um dos passos para direcionar melhor o negócio e otimizar suas estratégias. Analisando as tendências para as lojas de varejo, fica claro que o modelo tradicional será extinguido. No momento em que as estruturas das organizações passam a contar com a tecnologia, são muitos os resultados positivos, afinal, a digitalização do varejo muda a jornada do consumidor, entenda.
A mais recente inovação das lojas de varejo
O provador inteligente é voltado para os empreendedores que desejam impulsionar a interação entre cliente e mercadoria, possibilitando uma experiência prática e memorável durante a compra. Além de ajudar os clientes a escolher a melhor combinação, a tecnologia auxilia os varejistas na gestão estratégica dos negócios.
O cliente consegue ver diferentes combinações de roupas e acessórios no provador inteligente, solicitar outras peças para provar, adicionar itens a uma lista de desejos, ajustar a iluminação e até escolher uma playlist para ouvir. Basicamente, ele funciona como um braço do e-commerce, realizando operações como as lojas virtuais. No provador inteligente há um touchscreen onde os clientes podem ver informações de estoque, como cor e tamanho, e ainda dá pra fazer o check out diretamente de lá.
Benefícios do provador inteligente
O equipamento pode ser um grande aliado das lojas de varejo na gestão dos negócios. Além do grande atrativo que o dispositivo representa, as lojas conseguem juntar os dados gerados pelo provador inteligente para personalizar ofertas e medir a taxa de conversão em vendas desde o momento em que o cliente leva uma peça para o provador. Dessa forma, pode-se identificar melhor o perfil do público e saber quantas pessoas usaram o provador. Como os clientes podem solicitar peças para provar, é possível saber também quais peças geram mais interesse nos consumidores.
Alguns gestores de lojas de varejo estão testando versões desse provedor inteligente, e é fato que os consumidores poderão usar essas inovações facilmente nos próximos anos, conforme essa tecnologia fique mais barata. Tal tendência é uma forma das lojas para bater de frente com os concorrentes online, onde facilmente pode-se reunir informações sobre os itens pesquisados pelo consumidor. Os limites entre lojas física e virtual tendem a ficar cada vez mais tênues, porém nenhum formato irá prevalecer, o ideal é que ambos continuem existindo, um complementando o outro.
Agora que você sabe tudo sobre provadores inteligentes, entenda como funciona a inteligência artificial para varejo, melhorando tanto a experiência do cliente como as vendas da sua empresa.