Graças aos avanços da tecnologia, a internet revolucionou as relações humanas e facilitou o acesso à informação. Desta forma, o ensino tradicional também mudou. O blended learning tem a intenção de desconstruir conceitos e promover uma educação mais dinâmica e assertiva. Se você ficou curioso, acompanhe este artigo para saber o que significa essa metodologia e como ela funciona na prática.
Impulsionando o ensino tradicional rumo ao futuro
O ensino tradicional vem se transformando gradativamente, e sendo ajustado à nova realidade do público, que está mais conectado e dinâmico. A tecnologia é uma grande aliada nesse processo, já que por meio dela é possível quebrar barreiras geográficas. O surgimento do ensino a distância (EAD) abriu várias oportunidades na educação, permitindo mais acessibilidade a menos custos. Entenda aqui sobre plataforma EAD e como funciona.
As metodologias ativas de aprendizagem com procedimentos inovadores são estratégias que vêm influenciando a forma como vemos o ensino. O blended learning é conhecido como aprendizagem híbrida, um programa de educação que integra o ensino presencial e o digital, juntando o melhor dos dois mundos.
Este é um resultado dos avanços tecnológicos na educação, e a sua popularização nos últimos anos se deve à humanização da relação entre aluno, professor e instituição. O sistema pode ter práticas síncronas ou assíncronas, ou seja, situações em que o professor e os alunos trabalham juntos, ou em períodos flexíveis.
Como este método funciona na prática?
O blended learning mistura muitas possibilidades do meio online com o offline, podendo ser realizados webinars, vídeos, chats remotos, e também trabalhos em grupo, tirar dúvidas com especialista, entre outros. Todas as atividades são planejadas considerando a adaptação de cada colaborador, seu ritmo de assimilação e grau de necessidade de engajamento.
Quando o foco do blended learning é o ensino presencial, a principal preocupação é a interação e o envolvimento dos alunos. Geralmente os conteúdos são disponibilizados em uma plataforma EAD, e depois os alunos se encontram para discuti-los. Também é comum que as atividades sejam desenvolvidas em sala de aula e entregues no meio online.
Quando o foco do blended learning é o ensino a distância, as plataformas EAD vão além de um meio de disponibilizar materiais: são verdadeiros fóruns, onde os alunos fazem as pesquisas, debatem e usam as aulas presenciais para avaliações ou apresentações de trabalho.
Os tipos de avaliações que podem ser aplicados no blended learning são:
- Provas online;
- Provas presenciais;
- Atribuição de nota por participação em discussões;
- Apresentação de trabalhos presenciais.
Quais são as vantagens do blended learning?
Agora que você entende como ele funciona, entenda os motivos de ser tão vantajoso:
- Flexibilidade
Os alunos podem escolher como, quando e onde irão aprender, graças às tecnologias.
- Engajamento
Métodos que estimulam a criatividade e a participação, mantém alunos interessados por mais tempo.
- Interatividade
As interações entre alunos acontecem tanto virtualmente quanto presencialmente, e o compartilhamento de conhecimento é incentivado para alcançar objetivos coletivos.
- Plano de estudos individualizado
Nem todo mundo aprende da mesma forma. Neste método, tudo é adaptado ao ritmo de cada aluno.
- Dinamismo
Pode-se utilizar mecanismos variados e multimídias inovadoras.
As novas tecnologias em educação têm facilitado o acesso aos conteúdos e garantido que o conhecimento esteja ao alcance de todos. Com isso, temos outro método de educação chamado flipped classroom, entenda agora.