A cada dia mais pessoas aprendem que, para começar qualquer empreendimento, devem fazer um plano de negócios. Tal plano precisa ter projeções de receita, lucro e fluxo de caixa para pelo menos 5 anos posteriores. E o movimento Lean Startup chegou para colocar tudo isso em cheque. Continue lendo este artigo para descobrir sobre este conceito.
Indo na contramão dos processos
Geralmente, um empreendedor apresenta uma ideia aos investidores, monta sua equipe e parte para a produção, e só depois lança o produto no mercado. Mas é aí que está o problema: isso não costuma dar certo, e o resultado é dinheiro e esforço jogados no lixo.
Lean Startup, em tradução livre, significa “startup enxuta”. Em termos de administração, podemos dizer que isso envolve um trabalho de eliminação de desperdícios nos processos, sendo atrelado às tecnologias. Este método apresenta ao empreendedor novos conceitos, como o MVP. Entenda sobre a importância do Produto Mínimo Viável aqui!
A metodologia lean startup pode ajudar muito o empreendedor a desenvolver e lançar novos produtos no mercado, e um dos erros dos empreendedores é não aplicar o conceito de MVP.
O que é MVP e como ele pode ajudar a sua startup?
Traduzido como Produto Mínimo Viável, é uma versão de testes de um produto ou serviço, feito de forma rápida e econômica, para fins de experimento. Assim, pode-se saber se o público deseja ele ou o rejeita. O MVP ajuda a antecipar problemas, ou até redefinir a estratégia do seu negócio.
Apesar de não existir uma fórmula garantida de sucesso para uma empresa que vai lançar um novo produto, o método Lean Startup pode ser muito útil para o seu negócio. Ele te ajuda a ter agilidade para testar sua ideia com seu público-alvo de uma forma mais rápida e econômica.
O tripé da Lean Startup
Com essas ferramentas é possível conseguir grande agilidade e baixo custo, tanto na construção quanto na manutenção de produtos e serviços de base tecnológica:
- Customer Development
Um processo detalhado para testar e validar hipóteses para que a startup encontre um alinhamento entre produto e mercado.
- Desenvolvimento Ágil
Viabiliza o desenvolvimento e a velocidade com que se aprende com os feedbacks reais dos clientes.
- Plataforma Tecnológica
Utilizada como uma solução do seu produto ou serviço e reúne diversos frameworks, como WordPress, Google Ads, entre outros.
Colocando a mão na massa
Na prática, o que se deve entender é que empreender também é administrar, logo, ter um mindset empreendedor. Uma startup é uma organização, portanto é necessário algum tipo de gestão, justamente por ser um mercado de incertezas. A metodologia do lean startup tem esse foco: reduzir incertezas, descobrir se o seu negócio realmente pode dar certo. Para isso o modelo propõe alguns passos, que são o Construir, Medir e Aprender (Build – Measure – Learn).
1 – Você deve estipular o que você quer aprender com o seu protótipo. Qual é a questão mais importante para sua empresa ter ou não sucesso?
2 – Você deve definir qual é o seu critério para medir se as suas hipóteses foram validadas como corretas a partir de pesquisas de público.
3 – Chegou a hora de construir o protótipo, que será o MVP, Produto Mínimo Viável.
Resumindo:
- Você pensa nas hipóteses e define o que quer aprender;
- Decide como vai medir;
- Constrói um protótipo e testa com clientes reais.
No mundo em que vivemos, você deve pensar em criar uma estrutura leve e facilmente adaptada às transformações. Assim, sua empresa pode se destacar perante os concorrentes. Entenda agora por quê o Lean Startup é realmente necessário para o seu negócio!