O uso da tecnologia tem o poder de aumentar a visibilidade das empresas no varejo, transformando a experiência de jornada de compra do consumidor. Atualmente, não basta oferecer bons serviços e bons preços, também é necessário compreender o público-alvo e, por isso, a digitalização do varejo apareceu como uma estratégia muito importante. Confira mais neste artigo que preparamos para você!
A atual comunicação no varejo
Sempre se falou muito em investir em promoções, mas hoje isso não traz mais tantos resultados, pois os consumidores mudaram. Muitas vezes, quando um cliente entra em uma loja, ele já pesquisou antes, possui hábitos de consumo já digitais, e se depara com lojas que não mudaram sua forma de vender.
Você sabia que o perfil dos clientes muda de acordo com o horário, o dia da semana, e até mesmo a temperatura do dia? O modelo de cliente não só mudou junto com a tecnologia, ele também muda com esses fatores. Além disso, o cliente atual espera que as marcas ofereçam uma experiência online prática e de qualidade, ainda que eles comprem na loja física. Assim, a digitalização do varejo faz com que as empresas sejam mais consistentes na comunicação com os clientes.
Quais são os benefícios da digitalização do varejo?
A tecnologia possibilita ao varejo compreender melhor o perfil do seu público-alvo. Com isso, a loja pode tornar suas operações mais eficazes, gerando uma redução nos custos, tanto da cadeia produtiva quanto da logística, resultando também em um menor preço final do produto. Isso beneficia a todos! A transformação digital é uma total mudança na forma de gerenciar as comunicações e os negócios, e na revisão de processos internos que modifica as tomadas de decisões.
Entre as tecnologias usadas no varejo, podemos destacar o Big Data, a Internet das Coisas (IoT), a Realidade Aumentada e a Inteligência Artificial. Os provadores inteligentes também são a novidade do momento para o varejo! Essas tecnologias possuem incontáveis usos e, por isso, uma empresa deve se organizar para implementá-las. Os clientes se tornaram exigentes e muitas lojas do varejo começaram a criar estratégias para conquistá-los. Por exemplo, uma loja física que deseja ter um diferencial competitivo pode apostar na criação de experiências sensoriais, que façam os consumidores retornarem para vivenciar isso. Logo, deve-se pensar em uma abordagem multissensorial para cada contexto da jornada de compra. Entenda mais sobre inteligência artificial para varejo aqui!
O impacto na jornada do consumidor
- Aumento no número de canais
A empresa se comunica com o cliente por vários canais, seja por e-mail ou pelas redes sociais. Claro que para isso há um custo, e um aumento de responsabilidades, mas é um meio de escalar os atendimentos e realizar mais vendas. Quanto mais canais, mais acesso ao público, o que beneficia ambos os lados. Coloque-se no lugar do cliente: e ótimo realizar uma compra com uma loja na qual você tem a tranquilidade de saber que, se houver um problema, existem vários meios de se comunicar com ela.
- Mais praticidade na palma da mão
Praticamente todo mundo possui um celular, logo, investir em aplicativos torna ainda mais próxima a relação com os clientes, facilitando na realização de compras. Através desses aplicativos, os consumidores expõem seus interesses e dúvidas instantaneamente, em uma comunicação rápida e direta, que beneficia a jornada de compra do cliente.
- Atendimento personalizado
Hoje em dia, ninguém quer ser igual a todo mundo. A personalização no atendimento faz com que a jornada do cliente seja uma experiência única, trazendo mais eficiência para as automatizações da empresa e também fidelizando o consumidor, que se sente valorizado e estabelece um vínculo de afeto com a empresa.
Podemos notar que a digitalização do varejo é essencial para a sobrevivência das empresas, pois o consumidor atual acompanha o ritmo das tecnologias, logo, ignorar isso é o mesmo que ficar para trás. Inclusive, é importante estar por dentro de todas as mudanças no setor, então veja aqui como está o mercado de varejo no Brasil.