Possuir uma equipe engajada nas tarefas diárias é um dos maiores desafios de toda empresa, mas existe uma técnica bem inusitada para incentivar a produtividade no ambiente de trabalho, chamada Gamificação. Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo até o fim para entender como funciona!
A dinâmica de jogos que incentiva profissionais
A gamificação é o uso de dinâmicas de jogos para engajar pessoas, melhorar o aprendizado e resolver problemas, e está presente em tudo que fazemos em nossas vidas. O principal objetivo é despertar a curiosidade através de desafios, com recompensas que são cruciais para o sucesso. Empresas de sucesso utilizam a gamificação para atender a diferentes propósitos, como marketing, cultura organizacional, gerenciamento de projetos, recrutamento ou até mesmo para cuidar da saúde dos funcionários.
Essa técnica é a estratégia mais atual e lúdica de todas, levando a um maior engajamento e maior produtividade, utilizando do desejo interno de uma pessoa de competir com outras pessoas, independente do lugar. Todo ser humano gosta de jogos, sejam eletrônicos ou analógicos, a verdade é que a humanidade sempre teve grande engajamento para apreciar e participar de jogos, e a gamificação usa sentimentos e motivações que vêm naturalmente para as pessoas, como recompensas e competição. Dentre vários benefícios, os mais perceptíveis são:
- Gera um sentimento de conquista própria
- Estimula a competição saudável
- Cria ambientes menos estressantes
- Aumenta a motivação intrínseca de completar tarefas
A gamificação melhora o ânimo das equipes, e há uma entrega maior de esforço nas tarefas diárias a fim de ajudar um ao outro. É visível também uma melhora na autoestima e um grande entrosamento entre as equipes, com uma competição saudável, o que é essencial para o crescimento dos colaboradores, e assim, eles podem contribuir para uma melhora na gestão do negócio através de métodos como a metodologia Lean.
Como praticar a gamificação?
- Comece criando uma competição
Por exemplo, quando a equipe comercial define metas e cria premiações para que os vendedores as atinjam, ranqueando pelos indicadores de esforço ou pelos resultados com as vendas.
- Mostre publicamente os resultados
Quando os profissionais são reconhecidos publicamente pelos seus esforços, a tendência é que mantenham o nível de trabalho e guie os outros.
- Sempre incentive a colaboração
Jogos em equipe trazem mais emoção e senso de cooperação, então não deixe de reforçar sobre o espírito de equipe!
- Elementos lúdicos são bem-vindos
Você pode criar uma competição baseada no cinema: os times podem ter nomes, um ser chamado de Quarteto Fantástico, por exemplo, e a premiação pode ser o Oscar de vendas.
- Utilize ferramentas
Recursos simples que estão disponíveis no escritório, como papel e lápis. Atualmente, já existem softwares para gamificação.
Aplicando a gamificação nos negócios
- Melhore as vendas
Os clientes atuais podem ganhar recompensas através de pontos, que os incentivam a comprar mais, para trocar tais pontos por outros produtos.
- Amplifique a geração de leads
O sistema de recompensa de pontos funciona também para atrair mais clientes.
- Melhore o comprometimento com mídias sociais
A empresa pode oferecer uma cesta gratuita de seus produtos para quem compartilhar mais ou curtir mais a sua postagem. Também aumenta a exposição para novos públicos.
O uso desta técnica em treinamentos corporativos é muito comum, e é uma forma simples de mudar o comportamento dos funcionários, além de ajudá-los na jornada de construir um mindset empreendedor de sucesso!