Em momentos econômicos como o atual, a necessidade de se destacar aumenta cada vez mais. No varejo, a busca pela eficiência e redução de custos se intensifica, e a tecnologia passa a ser um fator decisivo para atingir tais objetivos. Neste artigo, você vai entender sobre como a inteligência artificial tornou-se tão importante para a rede varejista.
A tecnologia a favor da produtividade
Não é novidade que os hábitos de consumo mudaram drasticamente. Dos anos 90 para cá, o setor varejista passou por transformações que acabaram com empresas tradicionais e fizeram o comércio virtual ascender. Lojas físicas viram o fluxo de consumidores despencar e o meio digital conquistar cada vez mais clientes, por causa da praticidade, conforto e ofertas.
No meio dessas transformações, surge o desenvolvimento da inteligência artificial (IA), que está cada vez mais acessível, e possibilita a interação entre homem e máquina. A “IA” é um campo de estudo da computação que pesquisa sobre a capacidade humana e tenta simulá-la nas máquinas. No varejo, ela possibilita o armazenamento de dados, o atendimento automatizado e facilita a relação do varejista com o cliente. Quando bem aplicada, proporciona uma experiência de compra ainda mais marcante para os clientes e aumenta as vendas, veja aqui como a digitalização do varejo muda a jornada do consumidor.
Como a inteligência artificial para varejo funciona?
Consiste em um sistema com banco de dados que pode cruzar informações. O resultado disso são operações direcionadas, que sabem o que fazer em resposta às demandas, baseadas nessas informações arquivadas. Esse sistema pode ser implementado em qualquer tipo de negócio, de formas simples até as mais complexas.
Se sua empresa é de pequeno porte, ou você não pode investir muito no momento, as formas simples podem ser, por exemplo, divulgação de ofertas em redes sociais e por e-mail, direcionando a mensagem de forma mais personalizada, ou usando os chatbots no seu site para esclarecer dúvidas e vender serviços. Já as formas mais complexas, existem exemplos do uso de inteligência artificial para varejo como:
- Provadores de roupas com “espelhos inteligentes”
Imagina vestir uma roupa sem experimentá-la? Parece estranho, mas já é realidade. Existem plataformas de IA em espelhos virtuais que permitem provar roupas, de forma digital, oferecendo muita praticidade para os clientes. Veja mais sobre o provador inteligente aqui!
- Análise de vídeo para uma melhor gestão do negócio
As câmeras de segurança não servem apenas para informar algo de errado na loja. Elas também podem ajudar a informar em quais locais há mais engajamento e circulação dos clientes na loja, e isso é essencial para definir a exposição dos produtos.
- Reconhecimento de gestos
Com a IA, pode-se monitorar uma jornada de compra por meio dos gestos faciais e manuais do cliente. A maneira como os compradores reagem a um determinado item informa se ele é um potencial de vendas ou não.
- Catálogo digital
Pode ser disponível tanto na loja física quanto na loja virtual. Com base nas informações pessoais, o catálogo mostra itens mais personalizados para o cliente, e também pode indicar produtos relacionados que talvez ele goste.
A partir desses exemplos, você otimiza os custos e melhora a gestão do seu estoque, para isso é muito importante conhecer bem o seu cliente e as preferências dele. Com a inteligência artificial para varejo, pode-se prever vendas futuras, fazer melhores recomendações de produtos para os clientes, otimizar o uso de energia em diversos equipamentos, entre outros benefícios. Utilizar a tecnologia a favor da sua empresa também é pensar de uma maneira inovadora, então entenda agora sobre design thinking.