Quem tem intenções de investir ou ser um empreendedor não tem tempo a perder, e quanto mais pragmática pessoa for, melhor é aproveitado o tempo de ambas as partes. O pitch é um dos elementos que mais assusta os empreendedores, especialmente se ele precisa ser feito para um, ou mais, investidores. Está curioso sobre o que é pitch? Descubra agora neste artigo que preparamos para você!
A fórmula perfeita para ser didático e objetivo
O pitch é uma rápida apresentação de um negócio, geralmente feita em até 5 minutos, para despertar o interesse de alguém para o seu produto ou serviço, independente de quem vai ouvir, seja um investidor, cliente ou até mesmo parceiro. Essa apresentação pode definir o sucesso ou o fracasso de um empreendedor. Muita gente se preocupa muito com a elaboração do pitch e sua perfeição, quando o que conta mesmo é dar o nosso melhor, conseguir passar a mensagem, e transmitir um mindset empreendedor, aprenda agora!
Um pitch ideal deve ter a combinação de ser bem explicativo e não levar muito tempo, e conter as informações essenciais sobre o tema abordado, apresentadas verbalmente ou com auxílio de material audiovisual. Deve-se explicar o que é o produto ou serviço, o mercado no qual está atuando, qual a solução dele, o que busca e seus diferenciais. Claro que esses tópicos são genéricos, pois cada negócio tem suas peculiaridades. quem estará te ouvindo vai analisar não só o seu negócio, mas principalmente você, então demonstre seu conhecimento e capacidade de execução. Dependendo do perfil do ouvinte, deve-se elaborar 2 ou 3 versões do seu pitch para apresentar.
Passo a passo do pitch ideal
- Indique qual a oportunidade que sua empresa irá atender, isto é, qual o mercado e a necessidade que o mesmo tem e não é bem atendida;
- Apresente qual a solução para atender a necessidade dessa oportunidade;
- Destaque o seu diferencial no mercado;
- Se você estiver apresentando para um investidor, indique qual o estágio do seu negócio, qual valor do investimento está buscando e para que será utilizado, mas se você estiver apresentando para um cliente, deve indicar qual é a sua proposta comercial;
O começo da sua apresentação deve ter uma mistura de um slogan e o resumo do que seu produto ou serviço faz. Um truque que pode te ajudar a explicar a solução que seu produto traz é contar uma história, criando um personagem e mostrando por quais situações ele passa. Quase no fim da sua apresentação, mostre as previsões para os próximos anos. O último ato do seu pitch deve relembrar o benefício dito lá no começo, então uma boa forma de terminar é usar aquela frase de impacto, que mistura um slogan e um resumo do seu projeto.
Treine sempre, apresentando seu pitch para os amigos, e peça feedbacks. Se despertar a atenção deles, então está fazendo certo. Não estamos falando de treinar um discurso de marketeiro, claro que você irá vender seu negócio, mas nada é mais importante do que o sentimento transmitido durante o pitch, então seja natural, mesmo que você tenha ensaiado isso por horas a fio. Assim que estiver preparado, já pode começar a treinar para o elevator pitch, veja aqui como funciona!